EQUIPE DE SAÚDE RECEBE “EDUCAÇÃO PERMANENTE” DA URS DE MARÍLIA

assessoria 23/03/2012 - 19:11:10 Região

A articuladora de atenção básica da URS (/Unidade Regional de Saúde) de Marília, Lúcia Regina Pedrofeza, esteve na Unidade de Saúde de Espírito Santo do Turvo na última sexta-feira, 16, falando com a equipe de saúde. A visita faz parte do trabalho de “Educação Permanente” adotada pelo sistema de saúde pública para melhorar o atendimento e conhecer os problemas de cada unidade.
Lucia apresentou um vídeo sobre a história das políticas públicas de saúde no País. O vídeo mostrou as fases políticas que o País passou e a influência que teve na saúde. “A saúde era imposta de forma violenta. As pessoas eram vacinadas à força. Na época da ditadura, epidemias eram escondidas da mídia pela censura”, lembra Lúcia.

A articuladora relata que, com a criação do SUS (Sistema Único de Saúde) e a partir da oitava conferencia, foram criadas políticas e ações para a saúde ser conduzida. “atualmente existe uma lei que rege a saúde. A nossa equipe presta apoio aos municípios para que essas normas da saúde sejam cumpridas”, afirma.
Lúcia falou sobre os três princípios do SUS que são universalidade, integralidade e equidade. “A universalidade mostra que todo mundo tem direito. A antes a saúde era vista como um favor pelo Estado e hoje é reconhecida como um direito previsto na Constituição. A integralidade consiste no direito ao tratamento completo, desde exames, consultas, remédios e cirurgias. Já a equidade mostra que todos têm direito, mas tem que ser colocado para aquele que precisa mais e conforme a necessidade de cada um”, explica.

A articuladora admitiu que muita coisa ainda precisa ser melhorada no sistema de saúde e os serviços estão em uma luta constante para manter os princípios do SUS. “Este trabalho que fazemos junto das profissionais de saúde é para que elas entendam e reflitam sobre o seu papel. São vários temas trabalhados frequentemente. As profissionais também falam. É diante das dificuldades colocadas que surgem outras visões. Elas percebem que cada um tem o seu papel dentro do sistema e isso fortalece bastante”, garante Lúcia.



Parceiros